A OAB Nacional, por meio de sua Comissão Especial de Bioética e Biodireito, promove, no período de 15 a 19 de junho, o Seminário Aspectos Práticos da Advocacia em Bioética. Ao longo de cinco dias, o evento trará temas variados em formato de aulas, transmitidas ao vivo no canal oficial do YouTube OAB Nacional. Não é necessário realizar inscrição para o evento virtual, basta acessar o canal nos dias e horários do evento.

“Embora os temas de bioética sejam cotidianos, eles ainda são pouco compreendidos e representam um importante campo de atuação da advocacia. Dentro desse contexto é que foi pensado o evento: dialogar sobre os aspectos práticos da bioética para a advocacia e estudantes de direito”, disse o presidente da comissão Henderson Fürst. Segundo ele, a pandemia causada pelo novo coronavírus levanta questões importantes relacionadas ao tema do seminário. “Por exemplo, a quem deve ser dado o respirador quando se tem mais pacientes do que a capacidade de atendimento? Além disso, temos questões relacionadas a terminalidade de vida e cuidados paliativos, entre outros”, acrescentou Fürst.

Ao longo das aulas, o seminário abordará o Arcabouço Normativo na Advocacia Bioética; Atuação como Amicus Curie em ações sobre Bioética; Atuação prática em Bioética para além da judicialização em saúde; Governança Corporativa em instituição de saúde e a atuação do advogado; Comitês de Bioética: criação, funcionamento e problemas jurídicos; Testamento Vital; Advocacia em proteção da Biotecnologia; Capacidade para o consentimento informado na assistência à saúde; Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; e Litígio estratégico em Bioética.

Confira aqui a íntegra da programação do seminário com horários e guia de palestrantes

Fale conosco no whatsapp!