O conselheiro federal decano da OAB Nacional e presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento, participou, nesta quarta-feira (4/10), da cerimônia de entrega do Grande Colar do Mérito, conferido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele representou a Ordem na mesa de honra do evento. 

Nesta edição, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, entregou a homenagem ao ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, o artista plástico Jaildo Marinho, o jornalista Jânio Sérgio de Freitas Cunha, a médica neurofisiologista Márcia Waddington Cruz e o médico cardiologista Roberto Kalil Filho. Além deles, recebeu a comenda a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Em nome da Corte de Contas, o ministro Benjamin Zymler discursou ao público e destacou a importância do Grande Colar do Mérito para a história do tribunal. “No dia 7 de outubro comemoramos os 133 anos de fundação deste Tribunal, e é fundamental ressaltar a relevância da nossa interação com os variados segmentos da sociedade, afinal o controle externo não opera isolado no vazio, mas sim no mundo com de relações sociais e atividades que impactam direta ou indiretamente à administração pública”, afirmou. 

Escolhido orador em nome dos contemplados, Lewandowski agradeceu a honraria. “Agradecemos por esta homenagem, expressando o compromisso de continuarmos a contribuir no limite de nossas forças e no âmbito de nossos respectivos afazeres para a construção de uma sociedade mais igual, mais justa, mais fraterna e mais solidária, valores que constituem a verdadeira essência do princípio republicano”, disse o ex-ministro do STF. 

O Grande Colar do Mérito foi instituído pela Resolução-TCU 160/2003 e se destina a contemplar personalidades ou instituições, nacionais ou estrangeiras, que tenham se tornado merecedoras de distinção especial, por méritos excepcionais e contribuição relevante para o país.

Fale conosco no whatsapp!