A fluidez e a facilidade na comunicação proporcionadas pelas ferramentas online, muitas vezes, esbarram em princípios legais que devem ser observados, especialmente, pelos operadores do Direito. Para proporcionar uma discussão qualificada sobre o tema à advocacia, a OAB promoverá, durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia, o Painel “Mídias Sociais e Liberdade de Expressão”.

Este será o primeiro debate do maior evento jurídico do mundo, como é conhecida a Conferência que acontecerá em Belo Horizonte (MG), de 27 a 29 de novembro.

O painel, que será inaugurado com uma palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão, terá como presidente o dirigente da OAB-RJ, Luciano Bandeira. O relator será o conselheiro federal da OAB pelo Piauí Shaymmon Moura e a secretária, a conselheira federal pelo Amazonas Maria Gláucia Soares.

Na sequência, os especialistas abordarão aspectos como: Os limites entre o crime e a liberdade: a liberdade de opinião e o discurso de ódio na experiência constitucional (Marcelo Cattoni, professor da UFMG); Redes digitais, terra sem lei: exigências regulatórias do território democrático (Diogo Rais, cofundador do Instituto Liberdade Digital e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie); Democracia constitucional e liberdade de expressão (Pierpaolo Bottini, presidente da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão); Assédio judicial e outros instrumentos de ataque à liberdade de expressão (Antonio Adonias Bastos (desembargador do TJBA); Eleições e fake News (Márcio Nogueira, presidente da OAB-RO); e A transubstanciação da teoria da inexistência do fato como forma de antagonismo aos efeitos midiáticos das fake news (Márcio Cunha, advogado).

Sobre o evento

Com o tema “Constituição, Democracia e Liberdades”, a Conferência contará com 50 painéis sobre assuntos variados do universo jurídico, em especial, especialmente questões atuais do país. São esperadas cerca de 400 palestrantes e 20 mil participantes, entre advogados, estudantes, estagiários, profissionais do Direito e representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Clique aqui para mais informações

Leia mais:

Conferência Nacional da OAB tratará da qualidade do Exame de Ordem e do ensino jurídico

Conferência Nacional da Advocacia debaterá IA e tecnologia no Sistema de Justiça

Conferência Nacional da Advocacia abordará o protagonismo feminino nas carreiras jurídicas

Conferência Nacional da Advocacia tem programação divulgada

OAB e Bancorbrás Viagens firmam parceria para a 24ª Conferência Nacional da Advocacia

Conferências Nacionais da OAB reúnem a advocacia há 65 anos

Conferência Nacional da Advocacia repercute na imprensa

Advocacia do futuro e impactos da tecnologia serão temas da Conferência Nacional da Advocacia

 

 

Fale conosco no whatsapp!