A Conferência Nacional da Advocacia vai dedicar um painel para tratar das relações raciais e as consequências dela para a desigualdade e o desenvolvimento. O encontro está marcado para as 9h e segue até as 12h30 de 29 de novembro. 

A presidente do painel será Suena Mourão, conselheira federal pelo Pará e presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade. Na direção dos trabalhos estão, ainda, a relatora Silvia Cerqueira, que é conselheira federal pela Bahia, e o secretário Ricardo Cunha, conselheiro federal pelo Amazonas.

O primeiro tema a ser abordado será o das políticas de ações afirmativas e sua importância no combate ao racismo e desigualdades. A palestrante é Núbia Elizabette, conselheira federal por Minas Gerais e secretária-adjunta da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil do CFOAB. 

Na sequência, temas que relacionam raça, desigualdade e economia ganham destaque: tributação do consumo e regressividade vai ser abordado por Evanilda Bustamante, professora da Universidade Federal de Viçosa; desigualdade tributária para uma igualdade social é tema da conferência de Daniela Libório, conselheira federal por São Paulo; e raça como menos valia econômica é o título da palestra de Lilian Azevedo, presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM).

Na sequência, a conselheira federal por São Paulo Alessandra Benedito vai abordar a discussão sobre escritórios de advocacia e práticas de ESG: os desafios do social a partir da perspectiva da inclusão racial. 

Sobre o evento

Com o tema “Constituição, Democracia e Liberdades”, a Conferência será realizada entre 27 e 29 de novembro, no Expominas, e contará com 50 painéis com temas variados do universo jurídico, em especial, questões atuais do país. Ela terá como patronos Alberto Simonetti Cabral Filho e Jair Leonardo Lopes.

O Conselho Federal da OAB estima receber cerca de 400 palestrantes e 20 mil participantes, entre advogados, estudantes, estagiários, profissionais do Direito e representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, que contarão com uma praça de alimentação e uma área de exposições.

Informações e inscrições pelo site https://conferencia.oab.org.br.

Fale conosco no whatsapp!