Conselho Federal da OAB lamenta profundamente o falecimento do ex-presidente da seccional do Paraná Eduardo Rocha Virmond, aos 94 anos, nesta sexta-feira (17/11). Virmond liderou a seccional paranaense durante a 7ª Conferência Nacional dos Advogados, um marco do processo de redemocratização do país.

Natural de Curitiba, formou-se pela Universidade Federal do Paraná e foi Presidente da Academia Paranaense de Letras – 2011/12 – cadeira 4. Completaria 95 anos em 13 de janeiro. Foi casado com Lélia Maria Marques Virmond e deixou quatro filhos, Eduardo Alberto, Guilherme, Ana Letícia e Daniel, e cinco netos.

Presidente da seccional presidente da seccional de 1977 a 1979, Virmond sempre manteve uma atuação permanente na OAB Paraná, prestigiando e participando de grandes eventos e solenidades. Em 2009 recebeu a maior honraria concedida pela OAB Paraná, a Medalha José Rodrigues Vieira Netto. Foi também presidente do Instituto dos Advogados do Paraná por duas gestões.

A sua brilhante trajetória, contudo, ultrapassou as fronteiras da advocacia. Ele foi secretário de Estado da Cultura (1995-1998), secretário de Estado da Justiça e Cidadania (1998-1999), professor de Direito Romano na Universidade Católica do Paraná, membro e presidente da Academia Paranaense de Letras, presidente de honra da Aliança Francesa de Curitiba, membro honorário da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, membro honorário da Associação Brasileira de Críticos de Arte e membro societário do Instituto Brasileiro de Filosofia.

Neste momento de luto, prestamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão de Eduardo Rocha Virmond. 

Fale conosco no whatsapp!